5 maneiras diferentes de amarrar botas
As botas sempre foram um ícone da moda, mas nos últimos anos vieram a surgir os modelos com cadarço ou atacadores, e hoje eles estão entre os modelos favoritos de bota!
Os primeiros cadarços eram feitos em couro, corda ou lascas de cal. Hoje em dia já são fabricados em materiais mais resistentes e que duram por anos.
Mas o cadarço você já deve conhecer desde criança, tanto é, que uma das primeiras coisas que aprendemos na vida é como amarrá-los. Mas atualmente não existe apenas uma maneira de amarrar os atacadores, e sim, inúmeras maneiras! E hoje quero te apresentar algumas delas para que possa deixar suas botas e coturnos ainda mais estilosos!
1-Cruzada
Para começar, vamos falar sobre a forma mais conhecida de passar um cadarço: a maneira cruzada. Talvez seria até a maneira mais fácil, tanto de passar, quanto de afrouxar ou apertar de acordo com que fique melhor no pé.
E se essa você ainda não aprendeu, vou te ensinar!
Passo a passo:
1. Comece passando os cadarços nos dois primeiros ilhós e deixando os mesmos alinhados, com a mesma altura de cada lado.
2. Pegue a ponta do lado direito e passe pelo ilhó do lado esquerdo, e faça o mesmo com a ponta do lado esquerdo. Dessa forma você irá formar um “X”.
3. Puxe as duas pontas do cadarço para garantir que estejam firmes e ajustadas em seus pés.
4. Faça este mesmo procedimento até chegar nos dois últimos ilhós. No final, faça um nó finalizando com um laço e certifique-se de que esteja bem firme.
5. Seu visual já está pronto!
2-Modelo militar
O tipo de amarração militar, é usado por algumas forças armadas do mundo, e bastante usado principalmente por soldados que precisam fazer marcha militar por um grande tempo, por isso é indicado para quem precisa de amarrações mais justas.
É um estilo bastante recomendado também para quem tem pernas mais grossas, pois é um pouco mais difícil de afrouxar, portanto, caso precise, é necessário apertar um por um.
Passo a passo:
1. Passe o cadarço nos dois primeiros ilhós de dentro para fora, e verifique se estão alinhados.
2. Ao invés de cruzar, pegue a ponta esquerda e passe no ilhó da frente (também no lado esquerdo). Faça o mesmo do outro lado.
3. Agora você irá cruzar os dois lados, e em seguida irá passar pelo próximo ilhó, sem realizar um novo cruzamento.
4. Após passar verticalmente para o ilhó da frente, é só começar a repetir os movimentos. Agora você irá cruzar novamente e ir fazendo o passo a passo até que chegue no topo da bota.
5. Dê um nó de sua preferência, e está pronto!
3-Cadarços escondidos
Essa é uma forma divertida de deixar os atacadores, eles ficam de uma maneira em que as outras pessoas não consigam identificar se são cadarços de verdade, ou apenas enfeite.
Lembre-se que sempre que for tentar algo novo, pode levar um tempo até você se acostumar. Então não desista de ir tentando.
No começo pode parecer um pouco difícil a ideia de inovar, mas com o tempo você vai ver que é bem divertido.
Passo a passo:
1. Nos ilhós mais próximos dos dedos, coloque as pontas do cadarço de fora para dentro; isso formará uma linha reta no calçado. Em seguida, puxe o atacador para que possa alinhar os lados.
2. Passe a ponta do lado direito para o segundo buraco (de dentro para fora), e em seguida passe pelo ilhó do lado oposto. Isso deve criar outra linha reta, que será paralela à primeira.
3. Nota-se que ficou uma ponta lá atrás, vamos usar ela agora. Essa deve pular o ilhó seguido, e sair pelo terceiro buraco. Em seguida, passe para o outro lado, formando outra linha paralela.
4. Continue fazendo o mesmo processo até que termine os ilhós e as duas pontas fiquem indo em direção ao interior do calçado.
5. Passe as pontas por baixo da língua e finalize com um laço, que ficará invisível.
Muito legal, né?
4-Cruzado com laço invisível
Nessa maneira, vamos juntar o laço invisível do item anterior e a forma cruzada (tradicional) de passar o cadarço, mas sempre inovando
Essa é uma maneira de deixar aquele cadarço simples muito mais estiloso, sem aqueles laços grandes aparecendo.
Passo a passo:
1. Comece passando o cadarço nos primeiros ilhós de dentro para fora, e verifique o alinhamento.
2. Em seguida, faça um cruzamento inserindo as pontas de fora para dentro, de forma que as duas pontas saiam pelo interior do calçado.
3. Como o atacador saiu do interior, vamos fazer outro cruzamento, porém dessa vez, de dentro para fora.
4. Você irá intercalar esse processo até o topo.
5. Passe o final do cadarço para dentro da bota, e faça a amarração abaixo da língua. Tendo assim mais um nó invisível.
Lembrando que você também pode deixar o cruzamento da forma tradicional, sem intercalar a forma de fazer o X. Sendo assim, finalizando apenas a amarração invertida, tornando o processo muito mais rápido e prático.
5-Entrecruzada
A forma entrecruzada, é uma maneira de inovar o jeito tradicional de usar os cadarços e também de deixá-los mais firmes. Lembra do primeiro item dessa lista? A diferença é que ao invés de cruzar nos ilhós, os cadarços irão cruzar entre si no centro da língua.
De início parece complicado, mas você verá que essa é uma forma bem divertida de usar sua bota.
Uma vantagem dessa forma de passar o atacador, é que fica mais difícil dele se soltar, tornando uma forma segura e firme de amarrar.
Passo a passo:
1. Passe o cadarço nos dois primeiros ilhós e puxe-os para fazer o alinhamento do mesmo.
2. Depois de alinhado, passe a ponta direita sobre a esquerda, e logo após pegue a ponta esquerda e passe por cima da direita. Dessa forma você terá “torcido” os cadarços.
3. Depois de voltar para seus respectivos lados, passe pelos ilhós para que não desmanche, e prossiga fazendo os mesmos processos ditos anteriormente até o topo da bota.
4. Faça a amarração, e já está pronta para sair!
Se desejar, também pode fazer a amarração invisível, dessa forma irá dar um charme a mais no visual.
Viu como existem diversas maneiras de passar o cadarço em suas botas? Usando as técnicas menos tradicionais, pode ser uma maneira de inovar o seu visual, e o deixar muito mais estiloso! Mas independente da maneira que escolher, o mais importante é que se sinta confortável e o cadarço deve estar ajustado da melhor forma, para que assim, possa ter uma boa experiência de uso.
Para aproveitar esse friozinho, você também pode clicar aqui e conferir nossas opções de botas para este inverno!
Espero que isso tenha te ajudado.
Um grande abraço e até a próxima!
Se você gostou dessa matéria, leia também: Botas Retrô para usar neste Inverno